VI ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPAE/PI

Apresentação | Programação | Submissão | Inscriçao | Comissões


SUBMISSÃO

GRUPOS DE TRABALHO

• GT1. Política e gestão da educação básica;
• GT2. Política e gestão da educação superior;
• GT3. Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação;
• GT4. Políticas Públicas e Financiamento da Educação;
• GT5. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação;
• GT6. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social;
• GT7. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais;
• GT8. Produção acadêmica em Políticas Educacionais;
• GT 9. Formação de professores/as e práticas docentes;
• GT 10. História, cultura e políticas educacionais.



NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser submetidos na modalidade Comunicação Oral e Pôster conforme as normas VI Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE-PI), abaixo:
1. A submissão de trabalhos(s) será feita por Grupo de Trabalho (GT), a ser indicado no Sistema da ANPAE (https://sistema.anpae.org.br/) durante o período de 15/07 até 22/09 de 2024.
2. É pré-condição para a submissão de trabalho o pagamento da inscrição dos autores e coautores no evento, com exceção dos graduandos que solicitarem a isenção da taxa de inscrição.
2.1.A solicitação da isenção da taxa para graduandos deve ser realizada no período de 15 de julho a 10 de agosto de 2024;
2.2. A solicitação da isenção deverá ser encaminhada ao e-mail viencontroanpaepi2024@gmail.com  com mensagem contendo nome completo sem abreviação, número de CPF, E-mail, número de matrícula e instituição.
2.3. Após o envio da solicitação, os graduandos devem efetuar o cadastro no seguinte endereço: https://sistema.anpae.org.br/login.
2.4. A liberação da inscrição com ou sem trabalho para graduandos com isenção da taxa de inscrição será realizada somente após o dia 16.08.2024.
3. A inscrição deverá ser paga com antecedência de, pelo menos, 48h da realização da submissão do trabalho, para assegurar o processamento do pagamento.
4. Cada inscrito poderá submeter até três trabalhos, sendo um como autor e dois na condição de coautor ou três na condição de coautor.
5. A comissão científica excluirá os trabalhos que excedam o quantitativo de submissão por autor/coautor. Havendo constatação nesse sentido, será excluído o último trabalho escrito.
6. Cada trabalho poderá ter, no máximo, QUATRO autores, sendo o primeiro considerado como autor e os demais coautores.
7. A revisão ortográfica, de acordo com as normas da Nova Ortografia Brasileira, é de responsabilidade dos autores e deve, obrigatoriamente, preceder à submissão, não sendo possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.
8. Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico integrarão os anais do evento, que serão publicados e disponibilizados no site da ANPAE.
9. O(s) autor(es) que não desejarem publicar seu(s) trabalho(s) nos anais do evento deverão informar, por escrito, tal decisão ao Comitê Científico.
10. Não haverá devolução da taxa de inscrição em nenhuma situação, mesmo em caso de desistência ou não aprovação pelo Comitê Científico.
11. A submissão de trabalho(s) no Sistema da ANPAE expressa a aceitação das regras aqui definidas.

FORMATO E APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL
1 - O envio das comunicações orais requer a apresentação de um artigo científico de 8 a 10 laudas, incluindo as referências.
2. As comunicações podem incluir relatos de pesquisas concluídas ou em andamento.
3. O artigo científico deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições:
Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
Margem superior e esquerda com 3,0 cm
Margem inferior e direita com 2,0 cm
Fonte Verdana, tamanho 12
Espaço entrelinhas de 1,5
Alinhamento justificado.
4. As páginas NÃO deverão estar numeradas.
5. O título do trabalho deverá ser escrito em fonte 12, Verdana, somente a primeira letra maiúscula (com exceção de nomes próprios) e centralizado, seguido de espaço de uma linha. Dessa forma, o título deverá ser registrado no Sistema da ANPAE.
6. Os nomes dos autores/autoras deverão ser inseridos abaixo do título do trabalho, alinhado à direita, seguido da sigla da instituição a qual está vinculado e dos respectivos e-mails na linha debaixo.
7. Em caso de financiamento da pesquisa a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.
8. Os títulos das seções deverão ser escritos em fonte 12, Verdana, somente a primeira letra maiúscula e alinhado à esquerda.
9. Citações diretas deverão ser escritas em fonte 10pts, espaçamento entre linhas de 1pt. e recuo de 4cm.
10. Notas de rodapé deverão ser escritas em fonte 10, Verdana, espaçamento entre linhas de 1pt.
11. O trabalho deve conter:  resumo, introdução do tema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas da ABNT.
11.1. O resumo do artigo científico deverá ser escrito em espaço simples, fonte 12, Verdana,  ter de 1000 a 1200 caracteres incluindo os espaços.
12. As referências devem ser alinhadas à esquerda.
13. O artigo científico deve ser anexado, conforme normas previstas, no Sistema de Submissão da ANPAE.
14. Não será considerado para avaliação:
a) o trabalho que não cumprir o número máximo de submissões por autor ou o número máximo de autores/coautores por trabalho.
b) submeter nomes de autores no sistema diferenciados dos autores que constem no arquivo do trabalho.
c) o autor ou coautor(es) que não esteja(m) inscrito(s) no VI Encontro.
d) trabalho submetido em formato PDF.

FORMATO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER/RELATO DE EXPERIÊNCIA

1. O envio das seções de pôsteres requer a apresentação de um resumo expandido de 3 a 5 laudas.
2. Serão aceitas inscrições de trabalho no formato de relato de experiência.
3. O objetivo do pôster é exclusivamente para apresentar relatos de experiências no âmbito educacional, devendo ter formato de resumo expandido.
4. A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) Instituição(ões), introdução, desenvolvimento,  conclusões e referências. A medida proposta do banner é de 1,20m de altura e 90cm de largura.
5. O resumo expandido deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições:

Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
Margem superior e esquerda com 3,0 cm
Margem inferior e direita com 2,0 cm
Fonte Verdana, tamanho 12
Espaço entrelinhas de 1,5
Alinhamento justificado.
4. As páginas NÃO deverão estar numeradas.
5. O título do trabalho deverá ser escrito em fonte 12, Verdana, somente a primeira letra maiúscula (com exceção de nomes próprios) e centralizado, seguido de espaço de uma linha. Dessa forma, o título deverá ser registrado no Sistema da ANPAE.
6. Os nomes dos autores/autoras deverão ser inseridos abaixo do título do trabalho, alinhado à direita, seguido da sigla da instituição a qual está vinculado e dos respectivos e-mails na linha debaixo.
7. Em caso de financiamento da pesquisa a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.
8. Os títulos das seções deverão ser escritos em fonte 12, Verdana, somente a primeira letra maiúscula e alinhado à esquerda.
9. Citações diretas deverão ser escritas em fonte 10pts, espaçamento entre linhas de 1pt. e recuo de 4cm.
10. Notas de rodapé deverão ser escritas em fonte 10, Verdana, espaçamento entre linhas de 1pt.
11. O resumo expandido deve conter: introdução do tema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas da ABNT.
12. As referências devem ser alinhadas à esquerda.
13. O resumo expandido deve ser anexado, conforme normas previstas, no Sistema de Submissão da ANPAE.
14. Não será considerado para avaliação:
a) o trabalho que não cumprir o número máximo de submissões por autor ou o número máximo de autores/coautores por trabalho.
b) submeter nomes de autores no sistema diferenciados dos autores que constem no arquivo do trabalho.
c) o autor ou coautor(es) que não esteja(m) inscrito(s) no Seminário.
d) trabalho submetido em formato PDF.

NORMAS PARA NOMINAR ARQUIVOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES/RELATOS DE EXPERIÊNCIA
1. Os arquivos serão nominados pelo número do eixo temático seguido pelo nome do primeiro autor. EXEMPLO: G1-JõaoSilvaSousa.docx
2. O nome do arquivo no formato DOCX não deverá ter sinais, caracteres ou espaço em branco.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
1. Cumprimento das normas de formatação e apresentação dos trabalhos, definidas pelo evento.
2. Relevância e pertinência do tema em relação ao eixo escolhido.
3. Correção gramatical e das normas técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos.
4. Clareza na apresentação, na formulação e no desenvolvimento do tema.
5. Clareza na formulação dos objetivos do trabalho.
6. Consistência na argumentação e na abordagem teórica.
7. Diálogo com a produção acadêmica da área.
8. Adequação da metodologia do trabalho ao(s) objetivo(s) proposto(s).
9. Conexão dos resultados do estudo em relação à questão que gerou o trabalho.

OBSERVAÇÕES FINAIS
1. Os trabalhos inscritos via Sistema da ANPAE serão avaliados pelo Comitê Científico do evento.
2. A avaliação dos trabalhos (comunicações orais e pôsteres/relatos de experiências) pelo Comitê Científico é conclusiva e, como tal, não está sujeita a revisão. Por este motivo, afirma-se a importância da qualidade dos trabalhos e o estrito cumprimento das condições de apresentação, do formato, das normas, dos critérios de avaliação e da norma padrão da língua portuguesa.
3. O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no site do evento.
4. O conteúdo dos resumos expandidos é de inteira responsabilidade dos autores e coautores. Diante do exposto, a ANPAE não se responsabiliza por eventuais situações de plágio e outras similares.
5. Os resumos assinados refletem as opiniões dos seus autores e não as da ANPAE, do seu Conselho Editorial ou de sua Presidência.
6. Os certificados de participação no evento serão de 40 horas.


top