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XIII SEMINÁRIO REGIONAL DA ANPAE NORDESTE
IV ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE, SEÇÃO MARANHÃO
II SEMINÁRIO DE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE (GEPGEFOP)


APRESENTAÇÃO | SUBMISSÃO | INSCRIÇÃO | PROGRAMAÇÃO | COMISSÕES

APRESENTAÇÃO

Tema: GESTÃO DEMOCRÁTICA, FINANCIAMENTO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: desafios do PNE (2024-2034)

Local: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Data do evento: 20 a 22 de novembro de 2024.
Coordenação Geral Local: Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque – DEPE/PPGE-UEMA
Secretaria Geral:
Comissão organizadora: Professores(as) e acadêmicos(as) da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão
Entidades envolvidas: UEMA; UFMA; IFMA; FAPEMA; UNICEUMA
Parceiros colaboradores: IEMA; SEDUC/MA; SEMED/SÃO LUÍS; SEMED/SÃO JOSÉ DE RIBAMAR; SEMED/PAÇO DO LUMIAR; SEMED/RAPOSA. Equatorial, Caixa Econômica, Banco do Brasil; Gov. do Maranhão; Prefeitura de São Luís; SET; SENTUR;
Núcleo de acessibilidade da UEMA; Intérpretes de LIBRAS
Monitores: Acadêmicos da graduação e da Pós-Graduação da UEMA e da UFMA
ISBN do Evento:

  • OPERACIONALIZAÇÃO DO EVENTO

Forma de realização do Evento: Presencial
Plataforma suporte: ANPAE / EVEN3

  • CRONOGRAMA

Organização interna do evento (Coordenação e Comiss
1ª Reunião: 22 de março de 2024
2ª Reunião: 12 de abril de 2024
3ª Reunião: 01.05.2024
4ª Reunião: 08 de maio de 2024
5ª Reunião: 15 de maio de 2024
6ª Reunião: 29 de maio de 2024

  • Calendários

Período de inscrição sem trabalho: 06 de junho a 21 de novembro de 2024.
Período de inscrição com submissão de trabalho: 06 de junho a 06 de agosto de 2024
Período de avaliação dos trabalhos: de 22 de junho a  08 de setembro de 2024
Devolutivas de trabalhos avaliados: até dia 24 de setembro de 2024
Envio das apresentações em PPT à coordenação do evento: até 14 de novembro de 2024
Comitê científico: Professores pesquisadores dirigentes estaduais da ANPAE e de programas de pós-graduação.

  • ABRANGÊNCIA E MODALIDADE DO EVENTO

O evento é de abrangência nacional, cuja realização ocorrerá na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus São Luís / MA, nas Unidades Acadêmicas dos Prédios dos Cursos: História; Música; Direito e Relações Internacionais; Arquitetura e Urbanismo.  O objetivo central do evento é socializar e debater estudos, resultados de pesquisas  e de experiências na área da política educacional, da gestão e do planejamento da educação e da formação, profissionalização e trabalho docente, nos diferentes níveis e modalidades de educação e do ensino.

  • JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO EVENTO

A proposta versa sobre evento científico organizado pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Regional Nordeste em conjunto com a Seção Estadual da ANPAE no Maranhão, e com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente (GEPGEFOP) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O evento, previsto para acontecer no período de20 a 22 de novembro de 2024, propõe o seguinte tema central: GESTÃO DEMOCRÁTICA, FINANCIAMENTO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: desafios do PNE 2024-2034)

A realização desses Eventos de forma integrada pode ampliar e fortalecer a aproximação de pesquisadores com a comunidade acadêmica de diferentes Instituições da Educação superior, educadores e profissionais da educação básica e superior e demais interessados na temática central do evento, bem como nos diferentes Eixos Temáticos que o constituem.

O evento proposto configura-se em espaço/tempo fecundo para a discussão de estudos e pesquisas, além de relatos de experiências em torno dos eixos da temática central, em suas diferentes dimensões. Constitui-se, ainda, em espaço público de caráter amplo de convivência de estudantes, educadores, pesquisadores e gestores, interessados no debate construtivo e reflexivo do conhecimento no campo da educação.

Nesse sentido, os trabalhos submetidos e as Mesas Redondas devem abordar o atendimento educacional brasileiro, com ênfase na análise de políticas educacionais, do planejamento, da gestão, da formação, profissionalização e trabalho docente,  tendo em conta a qualidade da educação pública, laica, democrática e de qualidade social com equidade, destacando aspectos quantitativos e qualitativos e correlacionando com a materialidade de planos, programas e ações em âmbito nacional, estadual e municipal.

Sendo assim, a pertinência e a relevância do evento consistem em discutir planos, programas e ações educacionais e seus desdobramentos nos âmbitos nacional, estadual e municipal, notadamente pelos impactos da implementação de políticas educacionais da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio, da educação superior, além das modalidades inerentes aos níveis de ensino. Além disso, serão debatidos e socializados estudos e pesquisas relacionadas a políticas e práticas de educação inclusiva, diversidade e ações afirmativas, gestão escolar, formação inicial e continuada de professores, financiamento da educação, entre outras temáticas que integram a agenda da política educacional, do planejamento e da gestão da educação, o que denota a relevância, o sentido e o significado do Evento.

Destaca-se que o Evento, que integra o XIII Seminário da ANPAE Nordeste, o IV Encontro Estadual da ANPAE, Seção Maranhão e o II Seminário Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente (GEPGEFOP) contará com Mesas Redondas e Comunicações Orais, trazendo para o campo discussivo e reflexivo pesquisas e estudos de pesquisadores e alunos da pós-graduação e da graduação, além de diferentes experiências de profissionais da área de educação.

A organização do Evento contará com um comitê científico integrado por pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior. Assim, os seminários apresentam-se como importante espaço para instigar debates e apresentar resultados de pesquisas no campo das políticas públicas voltadas para a Educação Básica e Superior e suas modalidades e diversidades.

Enfim, momentos reflexivos, como este aqui proposto, tem o condão de apresentar, debater e refletir pesquisas e estudos científicos, concluídos e em andamento, sobre políticas educacionais, planejamento e gestão da educação, além da formação de professores, da profissionalização e do trabalho docente. A própria temática central do Evento, por si, revela o movimento gerado pelas tensões e disputas entre diversos setores da sociedade civil e política frente à construção e implementação do planejamento educacional de longo prazo.

  • HISTÓRICO DO EVENTO

Ao longo da sua existência no Maranhão como entidade científica, a ANPAE já realizou 3 (três) Encontros. O  I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA), teve como tema Políticas Educacionais, Gestão Democrática e Qualidade Social”, realizado no período: 16 a 18 de outubro de 2013 no município de Imperatriz (MA), teve como objetivo: Refletir sobre as políticas educacionais, a gestão democrática e a qualidade social da educação, através da divulgação da produção científica e das experiências desenvolvidas por pesquisadores, profissionais da educação, secretarias estaduais e municipais de educação e estudantes da graduação e da pós-graduação do Estado do Maranhão e demais estados brasileiros.

O segundo Encontro teve como tema central xxxxxxx.
Já o terceiro Encontro, realizado em conjunto, encampou o III ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE, SEÇÃO MARANHÃO E I SEMINÁRIO POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: discursos, práticas e dilemas em tempos sombrios. O Evento, que ocorreu por meio remoto, no período de 16 a 18 de junho de 2021, em São Luís, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), contou em sua programação com 3 (três) Mesas Redondas, 3 (três) Painéis e com Sessões de Comunicações Orais. Esse Evento contou com 1340 inscritos. Destas 1209 inscrições confirmadas, 1009 (graduandos); 92 (pós-graduados); 58 (docentes/gestores) e 50 (outros profissionais). Do total de inscritos, 98 foram com submissão de trabalhos resultantes e estudos e pesquisas de pesquisadores e alunos da pós-graduação e da graduação, além de profissionais da área de educação.

O evento, de abrangência nacional, teve como tema central “Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente: discursos, práticas e dilemas em tempos sombrios”. O objetivo foi socializar e debater estudos, pesquisas e experiências na área da política educacional, da gestão e do planejamento da educação e da formação, profissionalização e trabalho docente nos diferentes níveis e modalidades de educação, foi realizado virtualmente, por meio das plataformas: Even3, canal do YouTube (Grupo de Estudos GEPGEFOP) e Streaming. Os participantes acessavam as atividades da programação do evento por meio do endereço eletrônico é:
https://www.even3.com.br/ieedasmeispegdefpetddpedets2021.

Realizado no formato virtual, com transmissão aberta, configurou-se num espaço propício para a discussão de estudos e pesquisas em torno dos eixos da temática central, em suas diferentes dimensões, além de proporcionar a interação entre estudantes, educadores, pesquisadores e gestores de diferentes estados brasileiros, interessados no debate construtivo e reflexivo do conhecimento no campo da educação.

As temáticas discutidas e apresentadas no âmbito do Evento abordaram temáticas do campo educacional, destacando aspectos quantitativos e qualitativos e correlacionando com a materialidade de planos, programas e ações em âmbito nacional, estadual e municipal.


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