XVI ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE-SP
“DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO”
30 E 31 DE JULHO DE 2024 – UNESP – RIO CLARO/SP
APRESENTAÇÃO | INSCRIÇÃO | SUBMISSÃO | PROGRAMAÇÃO | COMISSÕES | LANÇAMENTO DE LIVROS
PROGRAMAÇÃO / TRABALHOS APROVADOS E ORGANIZAÇÃO DAS MESAS
30/7/24 - ANFITEATRO II
8h |
Credenciamento |
|
9:30h |
Abertura Oficial |
|
10h |
Simpósio de abertura – Gestão democrática e a garantia do direito à educação |
Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (Diretor Presidente da ANPAE e Professor Titular Emérito da UFG) |
14h |
Apresentação de trabalhos |
(salas 31 a 36 e anfiteatro da biblioteca) |
16h |
Mesa 1: Políticas educacionais em São Paulo: prioridades, contradições e atores em disputas: o que nos indicam as pesquisas? |
Profª Drª Theresa Adrião (UNICAMP/ UFBA / diretora da ANPAE-SP) |
18:30h |
Lançamento de livros |
Coordenação: Profª Drª Dalva de Souza Franco (Vice-diretora da ANPAE-SP) |
19:30h |
|
Choperia BR 11 Botequim - R. 11, 130 - Consolação, Rio Claro - SP, 13500-100 |
31/7/24 - ANFITEATRO II
9h |
Mesa 2: Gestão democrática e controle social da educação no contexto paulista |
Profª Drª Graziela Zambão Abdian (UNESP/Marília) |
14h |
Apresentação de trabalhos |
(salas 31 a 36 e anfiteatro da biblioteca) |
16h |
Mesa 3: Educação para a democracia e a qualidade social da escola pública: resistência e construção da educação paulista |
Profª Drª Mara Regina Lemes De Sordi (UNICAMP) |
18h |
Reunião de Associados da ANPAE-SP |
|
TRABALHOS APROVADOS E ORGANIZAÇÃO DAS SALAS
DIA 30 - SALA 31 – 14h |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONAE 2024: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
ANDRÉIA SILVA ABBIATI |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO APÓS A APROVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2023) |
ISABELA BREDA, MARIA ELIZA NOGUEIRA |
A GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRACIA RADICAL E PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO
|
MÔNICA GOMES DE CARVALHO; PAULO HENRIQUE COSTA NASCIMENTO, ILDA DA COSTA FRANCISCO, ALEXANDRE TEIXEIRA |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: CORPOS BIOGRÁFICOS E A DIMENSÃO ÉTICA |
EDIMAR APARECIDO DA SILVA; YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE |
UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E LIBERTADORA SOBRE A GESTÃO DO CLIMA ESCOLAR |
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA |
DIA 30 - SALA 32 – 14h |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
ISABELLA NATAL; MÁRCIA REGINA ONOFRE |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: REVISITANDO A EXPERIÊNCIA DA PUC-CAMPINAS |
REGILSON MACIEL BORGES; MARY ANGELA TEIXEIRA BRANDALISE
|
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP |
PAULA ROBERTA LOPES; SANDRA APARECIDA LOPES FERREIRA WARAGAI |
CENSO ESCOLAR:CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
DANIELE BASTOS DA COSTA MORIGLIA; JÚLIA CRAVO DELLA SERRA |
PROVA PAULISTA: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU DE GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE? |
GUILHERME LUIS DESIDERIO; SANDRA MARIA ZÁKIA LIAN SOUSA |
DIA 30 - SALA 33 – 14h - |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
MAPEANDO DESAFIOS: VULNERABILIDADES EMERGENTES NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
PATRICK VIEIRA FERREIRA; VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO, DILMA ANTUNES SILVA
|
OS SABERES DA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO: UM DIALÓGO NECESSÁRIO |
JULIA GRACIELA DE BRITO SILVA; MÁRCIA REGINA ONOFRE |
PANDEMIA DE COVID-19, TDICS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DESSA TRÍADE NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
RENATA CRISTIANE VINHA FREITAS; MÁRCIA REGINA ONOFRE |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA: ENTRE NORMATIVAS OFICIAIS E AÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA |
CLÁUDIA OLIVEIRA PIMENTA
|
A GESTÃO PRIVADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: A ISENÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA DE UM DIREITO CONSTITUCIONAL |
JAQUELINE MOREIRA FERRAZ DE LIMA; ERIKA MARIN DA SILVA GUIMARAES |
DIA 30 - SALA 34 – 14h |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
CONSELHOS EDUCATIVOS E PARTICIPAÇÃO PROTAGÔNICA DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR NA VENEZUELA |
MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA, SAMIR RIVAS |
EFEITOS DA LEI 13415/2017 NA OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
MARTA SENGHI SOARES
|
REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13415/2017): A ESCOLHA DO V ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONALIZANTE NO ESTADO DE SP |
RENATA BENTO LEME
|
OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS E OS PROJETOS DE VIDA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO |
YASMIN RAMOS LIMA |
LIDERANÇAS ESCOLARES DEMOCRÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO |
ÍCARO RODRIGO ESPOSITO; RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE |
DIA 30 - SALA 35 – 14h - |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
QUEM SOU EU, PROF? A (DES)CONSTRUÇÃO DA FIGURA DOCENTE NA REDE PAULISTANA. |
VALTER SOUZA DOS SANTOS JUNIOR |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPT: AS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ E O INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO |
FERNANDA RAMALHO DE OLIVEIRA; FERNANDA FERREIRA BOSCHINI |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE UM RECURSO TECNOLÓGICO |
KAMILA LIMA DE SANTANA
|
LIDERANÇAS ESCOLARES PARA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO |
LILIAN SILVA DE CARVALHO; MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA |
DIA 30 - SALA 36 – 14h |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
DIRETORES DE ESCOLA DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA: PERFIL E PAPEL NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA |
VALERIA ROMEIRO DECHICHI |
DO AGENTE PEDAGÓGICO AO AGENTE ADMINISTRATIVO: O HABITUS DE GESTOR ESCOLAR EM QUESTÃO |
LARISSA DE ASSUNÇÃO RODRIGUES NOGUEIRA |
IMPLICAÇÕES DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ (SP) |
SANNY SILVA DA ROSA; ROBERTA FORMIGARI RIBEIRO |
DIRETRIZES DO GOVERNO PAULISTA E SEUS IMPACTOS NA FUNÇÃO DO/A DIRETOR/A ESCOLAR (2023 E 2024) |
GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN; CAMILA OLIVEIRA COLOMBO TERUEL, ANDERSON LEÃO, |
DISPOSITIVO ESCUTA DE DIRETORES: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
ERIC PASSONE; MARCELA ARGOLLO, MARIANA FERNANDES DE MENEZES |
DIA 30 - SALA ANFITEATRO DA BIBLIOTECA |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERÍODO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PAULÍNIA-SP: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR |
GISELE CRISTINA BIONDO MARTINS; RAQUEL BORGHI |
A FORMAÇÃO DE CONSENSOS HEGEMÔNICOS COM O FINANCIAMENTO DE RECURSOS PÚBLICOS: O CASO DA FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL. |
GUILHERME AFONSO MONTEIRO DE BARROS MARINS, SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO, |
A APLICAÇÃO MÍNIMA CONSTITUCIONAL EM MDE PELOS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO DA PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS |
JOSE QUIBAO NETO, RUBENS BARBOSA DE CAMARGO, MARCOS EDGAR BASSI |
NOVA GESTÃO PÚBLICA E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ONTEM E HOJE |
BIA CARVALHO |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: REVELAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA |
JULIA COSTA DE FARIA; REGIANE HELENA BERTAGNA |
DIA 31 - SALA 31 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NO IFSP: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO CONSELHO SUPERIOR |
REGINALDO VITOR MARÇULLI PEREIRA; ANGELA MARIA MARTINS |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR VIRTUAL: O QUE CONTAM OS ALUNOS |
CELIA MARIA HAAS |
POLÍTICAS PÚBLICAS E MULHERES NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
ADRIANA FERREIRA SERAFIM DE OLIVEIRA; JOYCE MARY ADAM |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: COMPRESSÕES DE PÓS-GRADUADOS EM AGREGAÇÃO PEDAGÓGICA EM ANGOLA |
FRANCISCO CALÓIA HOMBO ALFREDO |
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO |
ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO; ANGELA MARIA MARTINS |
DIA 31 - SALA 32 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
ESTRATÉGIAS DE PRIVATIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS MÉDIOS PAULISTAS – REVISÃO DA PRODUÇÃO |
JULIA MICHETI ITALIANI
|
TERRITÓRIO COMO EPISTEME DE RESISTÊNCIA À COLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E À PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
SOLANGE APARECIDA CABRITO DE AMORIM; IRACEMA SANTOS DO NASCIMENTO |
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE: A VISÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
RINALDO CORRER |
EDUCAÇÃO INFANTIL E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA BNCC |
JOSEMARA DUARTE VIEIRA; BIANCA CORREA |
DIA 31 - SALA 33 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
LIDERANÇA DISTRIBUÍDA E RAZÃO COMUNICATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA |
RACHEL TEIXEIRA DE CARVALHO; SHIRLEY APARECIDA GAVA |
O FORTALECIMENTO DO CONSELHO DE ESCOLA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
DJALMA DOS SANTOS MACHADO; RICARDO ALEXANDRE MARANGONI |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: O OLHAR DE GRADUANDAS DA PEDAGOGIA EM RELAÇÃO A EXCLUSÃO EDUCACIONAL, GESTÃO DEMOCRÁTICA, E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO |
RAQUEL ZANETTI MINUSSI; ANDREZA BARBOSA
|
GRÊMIOS ESTUDANTIS E PESQUISAS ACADÊMICAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
PAULO HENRIQUE ARCAS; DIOGO CAMPOS BILLÉ |
DIA 31 - SALA 34 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DO TEMA EM DOIS GRUPOS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED. |
JULIANA ROCHA CARDOSO; BIANCA CORREA |
POLÍTICAS PROMOTORAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DA DIVERSIDADE DE GÊNERO: O PAPEL DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO |
ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA; DANIELA FINCO, |
DIVERSIDADE EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DO PROJETO DIVERSIDADE E SEXUALIDADE NA COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS. |
TAINÃ BRIGANIT LUIZ |
A LEI 10.639/2003 A PARTIR DA VIVÊNCIA DE PROFESSORES NEGROS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA |
LUANA LOPES DOS SANTOS |
ENTRE VERSOS E TAMBORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DAS CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
LUANA LOPES DOS SANTOS |
DIA 31 - SALA 35 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
REPERCUSSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NAS PRÁTICAS DOCENTES: O QUE AS PESQUISAS REVELAM? |
HAYLA EMANUELLE TORREZAN |
ABANDONO ESCOLAR NAS NORMATIVAS PAULISTANAS (1988-2024): A EMERGÊNCIA DE POLÍTICAS INTERSECCIONAIS |
INGRID ANELISE LOPES; SANDRA UNBEHAUM |
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA ESCOLAR |
MIGUEL HENRIQUE RUSSO |
DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE PAZ: POLÍTICAS CURRICULARES INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
THATIANE CARNEIRO SOTANO MACHADO
|
FORMAS DE SELEÇÃO E PRÁTICAS GESTORAS: DESAFIOS PARA A DEMOCRACIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS |
SHIRLEY APARECIDA GAVA; RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE, RACHEL TEIXEIRA DE CARVALHO |
DIA 31 - SALA 36 |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
O NOVO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE ILHA COMPRIDA: A CONTRIBUIÇÃO DA CÂMARA DO FUNDEB |
GABRIEL AUGUSTO FORATI SARCINELLA; ANGELA MARIA MARTINS |
O ICMS-EDUCAÇÃO DE SP E OS CRITÉRIOS DE QUALIDADE |
MARIA MIKAAELY SARAIVA DE LIMA |
ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E SUA ANÁLISE COM O USO DO SOFTWARE ALCESTE |
MARCELO ODA YAMAZATO |
NOVO ENSINO MÉDIO PAULISTA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE |
ANDREZA BARBOSA; LEONARDO CROCHIK, ISABEL FURLAN JORGE |
DIA 31 - SALA ANFITEATRO BIBLIOTECA |
|
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTORES |
PROGRAMA INOVA EDUCACAO:DESVELANDO A PROPOSTA EDUCACIONAL A PARTIR DO ACORDO DE COOPERAÇÃO SEE-SP E IAS. |
RODRIGO PEREIRA DA SILVA; |
DA PLATAFORMIZAÇÃO À MILITARIZAÇÃO: A AGENDA BOLSONARISTA DO GOVERNO PAULISTA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA |
DENISE MARIA REIS; MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA, FERNANDA LUCIA MIRANDA BITAR,
|
A PROPOSIÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA |
JULIANA FROEDER ALVES GRILO; LÍVIA BARROS MARTINS PEREIRA |
POLÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CENTRO PAULA SOUZA: O CASO DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA, PEDAGÓGICA E DE GESTÃO |
JOSÉ FERRARI JÚNIOR |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PFP USP) |
MARIANA MELO |