XVI ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE-SP

“DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO”
30 E 31 DE JULHO DE 2024 – UNESP – RIO CLARO/SP




APRESENTAÇÃO | INSCRIÇÃO | SUBMISSÃO | PROGRAMAÇÃO | COMISSÕES | LANÇAMENTO DE LIVROS



PROGRAMAÇÃO / TRABALHOS APROVADOS E ORGANIZAÇÃO DAS MESAS

30/7/24 - ANFITEATRO II

8h

Credenciamento

 

9:30h

Abertura Oficial

 

10h

Simpósio de abertura – Gestão democrática e a garantia do direito à educação

Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (Diretor Presidente da ANPAE e Professor Titular Emérito da UFG)
Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira (Ex-presidente da ANPAE; Professor Titular aposentado da FEUSP; professor visitante junto ao programa de pós-graduação em educação da UFPA)
Moderação: Prof. Dr. Miguel Russo (UNICID)

14h

Apresentação de trabalhos

(salas 31 a 36 e anfiteatro da biblioteca)

16h

Mesa 1: Políticas educacionais em São Paulo: prioridades,                  contradições e atores em disputas:      o que nos indicam as pesquisas?

Profª Drª Theresa Adrião (UNICAMP/ UFBA / diretora da ANPAE-SP)
Profª Drª Maria Angélica Pedra Minhoto (UNIFESP)
Profª Drª Márcia Jacomini (UNIFESP)
Moderação:  Profª Drª Sandra Zakia L. Sousa (USP)

18:30h

Lançamento de livros

Coordenação: Profª Drª Dalva de Souza Franco (Vice-diretora da ANPAE-SP)

19:30h

 

Choperia BR 11 Botequim - R. 11, 130 - Consolação, Rio Claro - SP, 13500-100

 

31/7/24 - ANFITEATRO II

9h

Mesa 2: Gestão democrática e controle social da educação no contexto paulista

Profª Drª Graziela Zambão Abdian (UNESP/Marília)
Profª Drª Cristiane Machado (Unicamp e Vice-presidente da Regional Sudeste - ANPAE)    
Profª Drª Teise G. Guarcia (USP-Ribeirão Preto)
Profª Drª Valéria Velis (SME-Rio Claro)
Moderação – Profª Drª Joyce Mary Adam (UNESP/Rio Claro) 

14h

Apresentação de trabalhos

(salas 31 a 36 e anfiteatro da biblioteca)

 

16h

Mesa 3: Educação para a democracia e a qualidade social da escola pública: resistência e construção da educação paulista

Profª Drª Mara Regina Lemes De Sordi (UNICAMP)
Prof. Dr. CelsoUSP) Conti (UFSCAR)
Prof. Dr. Pedro Ganzeli (UNICAMP)
Moderação- Profª Drª Andreia Abbiati (IFSP)

18h

Reunião de Associados da ANPAE-SP

 

TRABALHOS APROVADOS E ORGANIZAÇÃO DAS SALAS

DIA 30 - SALA 31 – 14h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONAE 2024: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

ANDRÉIA SILVA ABBIATI

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO APÓS A APROVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2023)

ISABELA BREDA, MARIA ELIZA NOGUEIRA

A GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRACIA RADICAL E PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO          

 

MÔNICA GOMES DE CARVALHO; PAULO HENRIQUE COSTA NASCIMENTO, ILDA DA COSTA FRANCISCO, ALEXANDRE TEIXEIRA

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: CORPOS BIOGRÁFICOS E A DIMENSÃO ÉTICA  

EDIMAR APARECIDO DA SILVA; YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE

UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E LIBERTADORA SOBRE A GESTÃO DO CLIMA ESCOLAR       

MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA

DIA 30 - SALA 32 – 14h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ISABELLA NATAL; MÁRCIA REGINA ONOFRE

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: REVISITANDO A EXPERIÊNCIA DA PUC-CAMPINAS     

REGILSON MACIEL BORGES; MARY ANGELA TEIXEIRA BRANDALISE

 

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP 

PAULA ROBERTA LOPES; SANDRA APARECIDA LOPES FERREIRA WARAGAI

CENSO ESCOLAR:CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DANIELE BASTOS DA COSTA MORIGLIA; JÚLIA CRAVO DELLA SERRA

PROVA PAULISTA: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU DE GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE? 

GUILHERME LUIS DESIDERIO; SANDRA MARIA ZÁKIA LIAN SOUSA

DIA 30 - SALA 33 – 14h -

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MAPEANDO DESAFIOS: VULNERABILIDADES EMERGENTES NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

PATRICK VIEIRA FERREIRA; VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO, DILMA ANTUNES SILVA

 

OS SABERES DA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO: UM DIALÓGO NECESSÁRIO 

JULIA GRACIELA DE BRITO SILVA; MÁRCIA REGINA ONOFRE

PANDEMIA DE COVID-19, TDICS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DESSA TRÍADE NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RENATA CRISTIANE VINHA FREITAS; MÁRCIA REGINA ONOFRE

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA: ENTRE NORMATIVAS OFICIAIS E AÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA       

CLÁUDIA OLIVEIRA PIMENTA

 

A GESTÃO PRIVADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: A ISENÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA DE UM DIREITO CONSTITUCIONAL      

JAQUELINE MOREIRA FERRAZ DE LIMA; ERIKA MARIN DA SILVA GUIMARAES

DIA 30 - SALA 34 – 14h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

CONSELHOS EDUCATIVOS E PARTICIPAÇÃO PROTAGÔNICA DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR NA VENEZUELA   

MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA, SAMIR RIVAS

EFEITOS DA LEI 13415/2017 NA OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO  

MARTA SENGHI SOARES

 

REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13415/2017): A ESCOLHA DO V ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONALIZANTE NO ESTADO DE SP          

RENATA BENTO LEME

 

OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS E OS PROJETOS DE VIDA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO          

YASMIN RAMOS LIMA

LIDERANÇAS ESCOLARES DEMOCRÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO  

ÍCARO RODRIGO ESPOSITO; RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE

DIA 30 - SALA 35 – 14h -

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

QUEM SOU EU, PROF? A (DES)CONSTRUÇÃO DA FIGURA DOCENTE NA REDE PAULISTANA.          

VALTER SOUZA DOS SANTOS JUNIOR

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPT: AS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ E O INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO      

FERNANDA RAMALHO DE OLIVEIRA; FERNANDA FERREIRA BOSCHINI

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE UM RECURSO TECNOLÓGICO           

KAMILA LIMA DE SANTANA

 

LIDERANÇAS ESCOLARES PARA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO        

LILIAN SILVA DE CARVALHO; MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA

DIA 30 - SALA 36 – 14h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

DIRETORES DE ESCOLA DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA: PERFIL E PAPEL NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA         

VALERIA ROMEIRO DECHICHI

DO AGENTE PEDAGÓGICO AO AGENTE ADMINISTRATIVO: O HABITUS DE GESTOR ESCOLAR EM QUESTÃO        

LARISSA DE ASSUNÇÃO RODRIGUES NOGUEIRA

IMPLICAÇÕES DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ (SP)

SANNY SILVA DA ROSA; ROBERTA FORMIGARI RIBEIRO

DIRETRIZES DO GOVERNO PAULISTA E SEUS IMPACTOS NA FUNÇÃO DO/A DIRETOR/A ESCOLAR (2023 E 2024)  

GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN; CAMILA OLIVEIRA COLOMBO TERUEL, ANDERSON LEÃO,

DISPOSITIVO ESCUTA DE DIRETORES: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E   RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

            ERIC PASSONE; MARCELA ARGOLLO, MARIANA FERNANDES DE MENEZES

DIA 30 - SALA ANFITEATRO DA BIBLIOTECA

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERÍODO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PAULÍNIA-SP: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

GISELE CRISTINA BIONDO MARTINS; RAQUEL BORGHI

A FORMAÇÃO DE CONSENSOS HEGEMÔNICOS COM O FINANCIAMENTO DE RECURSOS PÚBLICOS: O CASO DA FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL.

GUILHERME AFONSO MONTEIRO DE BARROS MARINS, SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO,

A APLICAÇÃO MÍNIMA CONSTITUCIONAL EM MDE PELOS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO DA PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS      

JOSE QUIBAO NETO, RUBENS BARBOSA DE CAMARGO, MARCOS EDGAR BASSI

NOVA GESTÃO PÚBLICA E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ONTEM E HOJE       

BIA CARVALHO

GESTÃO DEMOCRÁTICA: REVELAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA  

JULIA COSTA DE FARIA; REGIANE HELENA BERTAGNA

DIA 31 - SALA 31

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NO IFSP: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO CONSELHO SUPERIOR          

REGINALDO VITOR MARÇULLI PEREIRA; ANGELA MARIA MARTINS

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR VIRTUAL: O QUE CONTAM OS ALUNOS        

CELIA MARIA HAAS

POLÍTICAS PÚBLICAS E MULHERES NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL         

ADRIANA FERREIRA SERAFIM DE OLIVEIRA; JOYCE MARY ADAM

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: COMPRESSÕES DE PÓS-GRADUADOS EM AGREGAÇÃO PEDAGÓGICA EM ANGOLA

FRANCISCO CALÓIA HOMBO ALFREDO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO; ANGELA MARIA MARTINS

DIA 31 - SALA 32

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

ESTRATÉGIAS DE PRIVATIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS MÉDIOS PAULISTAS – REVISÃO DA PRODUÇÃO          

JULIA MICHETI ITALIANI

 

TERRITÓRIO COMO EPISTEME DE RESISTÊNCIA À COLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E À PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO    

SOLANGE APARECIDA CABRITO DE AMORIM; IRACEMA SANTOS DO NASCIMENTO

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE: A VISÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

RINALDO CORRER

EDUCAÇÃO INFANTIL E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA BNCC     

JOSEMARA DUARTE VIEIRA; BIANCA CORREA

DIA 31 - SALA 33

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

LIDERANÇA DISTRIBUÍDA E RAZÃO COMUNICATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

RACHEL TEIXEIRA DE CARVALHO; SHIRLEY APARECIDA GAVA

O FORTALECIMENTO DO CONSELHO DE ESCOLA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA           

DJALMA DOS SANTOS MACHADO; RICARDO ALEXANDRE MARANGONI

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: O OLHAR DE GRADUANDAS DA PEDAGOGIA EM RELAÇÃO A EXCLUSÃO EDUCACIONAL, GESTÃO DEMOCRÁTICA, E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO        

RAQUEL ZANETTI MINUSSI; ANDREZA BARBOSA

 

GRÊMIOS ESTUDANTIS E PESQUISAS ACADÊMICAS: ALGUMAS REFLEXÕES

PAULO HENRIQUE ARCAS; DIOGO CAMPOS BILLÉ

DIA 31 - SALA 34

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DO TEMA EM DOIS GRUPOS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED.       

JULIANA ROCHA CARDOSO; BIANCA CORREA

POLÍTICAS PROMOTORAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DA DIVERSIDADE DE GÊNERO: O PAPEL DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO          

ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA; DANIELA FINCO,

DIVERSIDADE EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DO PROJETO DIVERSIDADE E SEXUALIDADE NA COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS.    

TAINÃ BRIGANIT LUIZ

A LEI 10.639/2003 A PARTIR DA VIVÊNCIA DE PROFESSORES NEGROS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA        

LUANA LOPES DOS SANTOS

ENTRE VERSOS E TAMBORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DAS CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

LUANA LOPES DOS SANTOS

DIA 31 - SALA 35

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

REPERCUSSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NAS PRÁTICAS DOCENTES: O QUE AS PESQUISAS REVELAM?     

HAYLA EMANUELLE TORREZAN

ABANDONO ESCOLAR NAS NORMATIVAS PAULISTANAS (1988-2024): A EMERGÊNCIA DE POLÍTICAS INTERSECCIONAIS

INGRID ANELISE LOPES; SANDRA UNBEHAUM

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA ESCOLAR       

MIGUEL HENRIQUE RUSSO

DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE PAZ: POLÍTICAS CURRICULARES INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

THATIANE CARNEIRO SOTANO MACHADO

 

FORMAS DE SELEÇÃO E PRÁTICAS GESTORAS: DESAFIOS PARA A DEMOCRACIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS      

SHIRLEY APARECIDA GAVA; RENATA MARIA MOSCHEN NASCENTE, RACHEL TEIXEIRA DE CARVALHO

DIA 31 - SALA 36

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

O NOVO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE ILHA COMPRIDA: A CONTRIBUIÇÃO DA CÂMARA DO FUNDEB   

GABRIEL AUGUSTO FORATI SARCINELLA; ANGELA MARIA MARTINS

O ICMS-EDUCAÇÃO DE SP E OS CRITÉRIOS DE QUALIDADE          

MARIA MIKAAELY SARAIVA DE LIMA

ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E SUA ANÁLISE COM O USO DO SOFTWARE ALCESTE        

MARCELO ODA YAMAZATO

NOVO ENSINO MÉDIO PAULISTA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

ANDREZA BARBOSA; LEONARDO CROCHIK, ISABEL FURLAN JORGE

DIA 31 - SALA ANFITEATRO BIBLIOTECA

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

PROGRAMA INOVA EDUCACAO:DESVELANDO A PROPOSTA EDUCACIONAL A PARTIR DO ACORDO DE COOPERAÇÃO SEE-SP E IAS.           

RODRIGO PEREIRA DA SILVA;
 REGIANE HELENA BERTAGNA

DA PLATAFORMIZAÇÃO À MILITARIZAÇÃO: A AGENDA BOLSONARISTA DO GOVERNO PAULISTA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

DENISE MARIA REIS; MARIA EDUARDA LIMA PEREIRA, FERNANDA LUCIA MIRANDA BITAR,

 

A PROPOSIÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

JULIANA FROEDER ALVES GRILO; LÍVIA BARROS MARTINS PEREIRA

POLÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CENTRO PAULA SOUZA: O CASO DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA, PEDAGÓGICA E DE GESTÃO

JOSÉ FERRARI JÚNIOR

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PFP USP)      

MARIANA MELO

 

top