Lançamento de Livros

Programação


Dia 01/09/2016 das 17:45h às 19:00h - Local: Hall do Centro de Educação

 

Livro:

CURRÍCULOS EM REDES

Autores/as:

Carlos Eduardo Ferraço (Organizador)

Editora:

CRV

Ano de Publicação:

2016

Sinopse:Em tempos de imposição de uma proposta governamental que busca institui práticas de homogeneização e de fixação de um sentido único de currículo para as escolas, o livro em questão evidencia a potência da complexidade dos currículos em redes existentes nos cotidianos escolares, tecidos em meio a diferentes processos de negociação, de tradução e de hibridização cultural

 

 

 

 

Livro:

POLÍTICAS CURRICULARES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ESCOLA: desvios, passagens e negociações

Autores/as:

Rita de Cássia Prazeres Frangella (Organizadora)

Editora:

CRV

Ano de Publicação:

2016

Sinopse: O livro traz artigos produzidos no contexto de pesquisa desenvolvida numa rede municipal de ensino pondo em tela o papel da coordenação pedagógica e suas implicações na produção curricular, argumentando a favor do seu papel como articulador desse processo para, entendendo a política curricular como fluxo e movimento, compreender as relações, compromissos, negociações que se dão no atravessamento entre os contextos de produção do currículo.

 

 

 

 

Livro:

CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO: redes de pesquisas em negociação


Autores/as:

Rita de Cássia Prazeres Frangella (Organizadora)

Editora:

CRV

Ano de Publicação:

2016

Sinopse: Esse livro, fruto da articulação de uma rede de pesquisas sobre políticas curriculares, de formação e de avaliação, põe em discussão as investigações realizadas o partilhamento/enfrentamento das concepções com as quais operamos. Dessa rede, em negociação, outras redes de pesquisa se formam no cruzamento com pesquisas em curso a partir de relações de cooperação e diálogo.

 

 

 

 

Livro:

A TEORIA ETNOCONSTITUTIVA DE CURRÍCULO: uma teoria-ação curricular formacional

Autor:

Roberto Sidnei Macedo

Editora:

CRV

Ano de publicação:

2016

Sinopse:O livro A Teoria Etnoconstitutiva de Currículo: uma teoria-ação curricular formacional, apresenta e explicita uma teoria de currículo que nasce a partir de estudos, pesquisas e intervenções curriculares do Grupo de Pesquisa FORMACCE. Como uma teoria-ação curricular, é construída no entretecimento com processos formativos nos quais a diferença em emancipação é a centralidade estruturante da teoria.

 

 

 

 

Livro:

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Realidade Ou Utopia?

Autores/as:

Maria Adélia da Costa

Editora:

Appris

Ano de Publicação:

2016

Sinopse: Refletir sobre as políticas de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um modelo de sociedade regulada pela lógica capitalista e neoliberal é um desafio que se põe em nosso cotidiano, uma vez que somos atores e autores que fazem e refazem, direta ou indiretamente, a história da educação brasileira. Nesta obra, Maria Adélia da Costa aponta os desafios postos para os professores da EPT, na condição de formadores de profissionais técnicos de nível médio, na era do conhecimento e do mundo globalizado que requer uma formação crítica do trabalhador para enfrentar as complexas relações estabelecidas entre o capital e os mundos do trabalho. Os pressupostos de uma formação politécnica conduzem a profissão docente a uma especificidade que exige políticas incisivas e eficazes visando à formação de professores capazes de problematizar, refletir e atuar na organização escolar para que a EPT não seja entendida como instrumento de submissão e alienação do trabalhador a um padrão de sociedade que cada vez mais se ajusta às regras postas pelo mercado do emprego. No âmbito dessas questões, a autora busca apreender os sentidos e a materialização da profissão docente em um contexto em que as licenciaturas não são requisitos necessários para o exercício da docência, e, sobretudo, se desenvolvem em instituições que não têm referência na oferta desses cursos. Desse modo, esta obra é indicada para todos os indivíduos que atuam com a educação, especificamente com a educação profissional. Especialmente sugerida aos pesquisadores, gestores e profissionais da EPT, bem como aos alunos e alunas das licenciaturas, que se interessam em assumir o pleito de uma necessária e urgente implantação de políticas de formação docente para o desenvolvimento crítico de uma formação humana integrada do trabalhador técnico de nível médio.

 

 

 

 

Livro:

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: Campo em (re)construção

Autores/as:

Célia Regina Teixeira

Editora:

UFPB

Ano de Publicação:

2016

Sinopse: Essa documentação tende a organizar e compreender a concepção de Avaliação educacional das leituras nas publicações dos estudiosos da avaliação educacional, constituindo-se o Estado da Arte ou Estado do Conhecimento tanto das concepções de avaliação educacional quanto da produção acadêmica dos orientadores e orientandos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.

 

 

 

 

Livro:

EDUCAÇÃO INTEGRAL: bases iniciais

Autores/as:

Célia Regina Teixeira e Viviani Anaya

Editora:

UFPB

Ano de Publicação:

2016

Sinopse: Esta produção tem como objetivo contribuir com os debates sobre a educação integral, levantando questionamentos sobre a qualidade de permanência dos alunos nos espaços educacionais, a partir da adesão ao programa mais educação, bem como apontar os paradoxos conceituais entre escola de tempo integral e educação integral. Para tanto, salientamos os aspectos legais do programa mais educação, a implicação organizacional da escola e do currículo, a educação integral como política pública, tendo como foco o enfrentamento das desigualdades de acesso, permanência e aprendizagens dos alunos que se utilizam das escolas públicas. Por outro lado, os sujeitos, a diversidade cultural e os diferentes tempos educativos merecem destaque, considerando a pluralidade presente nos espaços educativos, tanto do ponto de vista cultural, quanto social e econômico. Sob esta ótica, compreender a estreita relação entre escola e comunidade torna-se condição sinequa non para viabilizar a implementação da proposta de educação integral, potencializando as atividades desenvolvidas no turno e no contra turno das aulas, a partir das necessidades postas pelo contexto social onde a escola está inserida. Sob esta ótica, aponta-se a necessidade de uma avaliação constante sobre o percurso de sua implantação. Destacamos algumas experiências desenvolvidas em alguns estados brasileiros, apontando as ações implementadas, seus resultados e seus projetos. Por fim, defendemos que a educação integral possibilita arranjos educativos, na medida em que são viabilizadas um conjunto de ações por diferentes atores sociais, criando ambientes favoráveis às interações educativas e desenvolvimento local.

 

 

 

 

Livro:

Estudos sobre avaliação externa de escolas.

Autores/as:

Carlos Barreira (et al)

Editora:

Porto Editora

Ano de Publicação:

2016

 

 

 

 

Livros:

Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo – Volume I e II

Autores/as:
Editora:
De Facto Editores
Ano de Publicação:
2016
Sinopse:A partir dos aprofundamentos teóricos gerados pelos debates no evento, os professores e investigadores disponibilizaram um conjunto de textos que lhes serviram de apoio e corporizam a complexidade e diversidade temáticas que perpassam o campo do currículo na contemporaneidade e que organizámos em oito eixos: (1) Currículo, Globalização e Cosmopolitismo: diálogos entre o local e o global; (2) Currículo e Políticas Educacionais; (3) Currículo, Ética, Estética e Território; (4) Currículo, Cultura e Conhecimento; (5) Currículo, Gestão e Avaliação; (6) Currículo, Tecnologias e Inovação; (7) Currículo e Formação de Professores; (8) Currículo e Desafios Africanos no Século XXI. De maneira geral, seja pelos temas abordados, seja pelos caminhos escolhidos para essa abordagem, os textos incluídos nesta obra procuram sensibilizar os leitores para um conjunto de temáticas atuais e pertinentes, sendo certo que muitas delas acabarão por influenciar o campo dos estudos curriculares num futuro próximo. Sendo uma área do saber cuja consolidação surge na confluência de distintas abordagens epistemológicas, esta diversidade de olhares contribuirá, por certo, para o aprofundar e enriquecer o referencial teórico que serve de esteio ao campo de estudos curriculares e para estimular o desenvolvimento de percursos investigativos que ajudem a problematizar o conhecimento e a pensar a sociedade e a cultura


tml>