Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 8 – Regulação, avaliação e qualidade da educação agendas e realidades locais

Data: 16/04/2019

Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 316 (3º pavimento)
Coordenador(a): Andréia Ferreira da Silva
Vice coordenador(a): Marilda Pasqual Schneider

Ana Cléia Gomes da Silva, Claudius Vinicius Souza Oliveira, Rosilene Lagares

ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O DESAFIO DE COMPREENDER SEU(S) SENTIDO(S)

Anderson Goncalves Costa, Eloisa Maia Vidal

ACCOUNTABILITY E REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ: O CASO DO RATEIO DO ICMS

Andréia Ferreira da Silva, Ângela Cristina Alves Albino

AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE ACCOUNTABILITY NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Ana Cléia Gomes da Silva

PERSPECTIVA(S) E FORMA(S) DE ACCOUNTABILITY NOS CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO

Marilda Pasqual Schneider, Michele Luciane Blind de Morais

CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS ACCOUNTABILITY

Michele Luciane Blind de Morais, Aline Bettiolo dos Santos

ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: LEITURA A PARTIR DE UM RELATÓRIO DA UNESCO

Willana Nogueira Medeiros Galvão

O PAPEL DA SME DE FORTALEZA NO FORTALECIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO CEARÁ

Helen Cristina de Oliveira Vieira, Renata Franqui

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE

Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 321 (3º pavimento)
Coordenador(a): Rosilene Lagares
Vice coordenador(a): Maria Celi Chaves Vasconcelos

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Ana Cristina Borges Lopez M Francisco

PRATELEIRAS “EMPO(D)EIRADAS”, MULHERES ESQUECIDAS NO PAPEL, PERENES NO TEMPO: AS CONSELHEIRAS QUE ATUARAM NO COLEGIADO REGULADOR DO ENSINO NO BRASIL, O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1961- 1995)

Clarice Zientarski

A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E A DIALETICIDADE ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: O CEARÁ E A GESTÃO POR RESULTADOS

Maria das Graças da Silva Reis

POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Paulo Henrique Arcas, Ocimar Munhoz Alavarse, Maria Helena de Aguiar Bravo, Raíssa de Oliveira Chappaz

AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS NO CONTEXTO DO SAEB: PROBLEMATIZANDO OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS

Raíssa de Oliveira Chappaz, Ocimar Munhoz Alavarse

O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Rosilene Lagares

MEDIDAS DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS: APROXIMAÇÕES À REALIDADE BRASILEIRA

Data: 17/04/2019

Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 244 (2º pavimento)
Coordenador(a): Joelma dos Santos Bernardes
Vice coordenador(a): Mary Angela Teixeira Brandalise

Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Elaine Suane Florêncio dos Santos

ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO SETOR EDUCACIONAL

Elenize Cristina Oliveira da Silva, Maria Rita Santos da Silva

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS

Joelma dos Santos Bernardes

REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FOCO NA AVALIAÇÃO, NA REGULAÇÃO E NA SUPERVISÃO

Maria do Socorro Silva Cavalcante, Silmara Cassia B Melo

O REFERENCIAL GRAMSCIANO COMO POSSIBILIDADE PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

Maria Edgleuma de Andrade, Marcelli Ingrid Silva de Lima, Maria de Fatima Holanda dos Santos Silva

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

Mary Angela Teixeira Brandalise

INFLUÊNCIAS MODELADORAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS

Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 316 (3º pavimento)
Coordenador(a): Maria Iolanda Fontana
Vice coordenador(a): Renata Duarte Simões

Fernanda Marques Caldeira

ATUAÇÃO MUNICIPAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE

Liliane de Alcantara Albuquerque

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AS INICIATIVAS DO MEC E DOS MUNICÍPIOS

Maria Iolanda Fontana, Raquel Angeli

IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Maria Luiza Rodrigues Flores

AVALIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA PRÉ-ESCOLA: O QUE APONTAM OS DADOS DO MONITORAMENTO DO PNE?

Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões

PRÁTICAS EDUCATIVAS-AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA

Tainá Melo Silveira, Ana Gabriela da Silva Vieira, Mara Beatriz Nunes Gomes

PROJETO “CRECHE DOMICILIAR” E O DIREITO Á EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 321 (3º pavimento)
Coordenador(a): Jhonny David Echalar
Vice coordenador(a): Eric Passone

Ana Claudia Carelle, Sandra Lucia Ferreira, Sami Eduardo José Schinasi

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Cecídia Barreto Almeida, Egeslaine de Nez

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

Cleunice de Oliveira, Clessi Verginia Lando, Eliara Zavieruka Levinski

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA

Eric Passone

FATORES DE EFICÁCIA ESCOLAR RELACIONADOS AO CLIMA ESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA

Jhonny David Echalar

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR DE EAD A PARTIR DA ERGONOMIA

Rosangela Aparecida dos Santos Lopes, Maria Iolanda Fontana

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ATRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DE SANTA CATARINA – SAGE – SC

Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 239 (2º pavimento)
Coordenador(a): Marilda de Oliveira Costa
Vice coordenador(a): Lúcia Maria de Assis

Etiane de Fatima Theodoroski, Danielle Scheffelmeier Mei

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NOTAS DO IDEB E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

Flávia Caroline Maciel Conceição, Édpo Felipe da Silva Ferreira

PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Maria Rita Santos da Silva, Jocélia Barbosa Nogueira, Elenize Cristina Oliveira da Silva

A EDUCAÇÃO PÚBLICA À MARGEM DA QUALIDADE

Maria Simone Ferraz Pereira

SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - SIMAVE: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA OU OCULTAÇÃO DA REALIDADE?

Marilda de Oliveira Costa

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: RANQUEAMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO

Scarlett Giovana Borges

A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA PELO MOVIMENTO SECUNDARISTA DE OCUPAÇÕES

Thais Tolentino Santos Souza, Lúcia Maria de Assis

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, PNE E IDEB: APROXIMAÇÕES INICIAIS

Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 240 (2º pavimento)
Coordenador(a): Ana Elizabeth Maia de Albuquerque
Vice coordenador(a): Mateus Saraiva

Ana Elizabeth Maia de Albuquerque, Robson dos Santos

A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS À ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE JOVENS A ADULTOS

Edson Diniz

PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRIORITÁRIA EM FAVELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Giseli Cristina da Silva Schneider, Fernando Barbosa Matos

DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS

Henrique da Silva Lourenco, Nonato Assis de Miranda

REFORMA DO ENSINO MÉDIO, REGULAÇÃO E ISOLAMENTO SINDICAL

Maria Eliane Maia Sousa, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira

A INFLUÊNCIA DO TERRITÓRIO NA REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Mateus Saraiva, Maria Beatriz Moreira Luce, Juliana Hass Massena, Roberta Silva Stieven

REFORMA EM NOME DE QUEM? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO JOVEM NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS

Data: 18/04/2019

Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 239 (2º pavimento)
Coordenador(a): Renata Maria Moschen Nascente
Vice coordenador(a): Sofia Lerche Vieira

Carlos Henrique Viana Dias, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Sofia Lerche Vieira

PREMIAÇÕES ASSOCIADAS ÀS POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESCOLAS CEARENSES

Eugênia Morais de Albuquerque, Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Maria Edgleuma de Andrade

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA EDUCACIONAL PARA GESTÃO LOCAL

Karin Rank Liebl, Iana Gomes de Lima

PROVA BRASIL: REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA

Lucilene Amarante, Gesilaine Mucio Ferreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Raquel Alessandra de Deus Silva

UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maéve Melo dos Santos

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS REDES MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA

Maria Geralda Oliver Rosa, Cláudia Tavares do Amaral, Rômulo Sousa de Azevedo

AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Renata Maria Moschen Nascente, Lilian Silva de Carvalho

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO: MICRO REGULAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 240 (2º pavimento)
Coordenador(a): Samára Assunção Valles Jorge
Vice coordenador(a): Susana Schneid Scherer

Georgia Sobreira dos Santos Cêa

CONEXÕES ENTRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICA EDUCACIONAL

Lucélia Augusto Machado, Sandra Maria Soares

O DISCURSO NEOLIBERAL SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MÍDIA

Ivana Gonçalves de Oliveira

A POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DIRETORES(AS)

Samára Assunção Valles Jorge

PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT

Sandra Lilian Silveira Grohe

CIDADE SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Susana Schneid Scherer

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA CULTURA PERFORMATIVA

Tatiane de Fátima Kovalski Martins, Jorge Alberto Lago Fonseca, Maria José Santos da Silva

O PÚBLICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O PRIVADO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA