Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 7 – Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social

Data: 16/04/2019

Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 240 (2º pavimento)
Coordenador(a): Oséias Santos de Oliveira
Vice coordenador(a): Vanda Mendes Ribeiro

Edicleia Lima de Oliveira, Eugenia Portel de Siqueira Marques

APONTAMENTOS SOBRE ASPECTOS IDENTITÁRIOS DE DOCENTES NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Jéssica Regina Teixeira Melo

OS PERCURSOS E PERCALÇOS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O PNAES COMO REFLEXO DA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Kenny Bastos, Vanda Mendes Ribeiro

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Mara Beatriz Nunes Gomes, Tainá Melo Silveira, Ana Gabriela da Silva Vieira

PERSPECTIVAS SOBRE AS CLASSES RACIAIS NO BRASIL EM DIÁLOGO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Oséias Santos de Oliveira, Francieli Marchesan

CONTRAPOSIÇÕES DE INTERESSES NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Maria Geralda Oliver Rosa

A CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO E A INCLUSÃO DO REFUGIADO NO ENSINO SUPERIOR

Rosa Helena Ribeiro Teixeira, Marta Lícia Teles Brito de Jesus

REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NO ESTADO DA BAHIA (2004-2018)

Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 244 (2º pavimento)
Coordenador(a): Ademilson de Sousa Soares
Vice coordenador(a): Elaine Constant Pereira de Souza

Ademilson de Sousa Soares

INFÂNCIA, DIREITO E EDUCAÇÃO: OS PRESSUPOSTOS DAS PESQUISAS

Carla Cristiane Souza da Silveira, Tereza Cristina de Almeida Guimarães

A MEMÓRIA QUE TRADUZ/PRODUZ HISTÓRIAS: INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DE UMA UMEI EM NITERÓI, RJ.

Elaine Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Silva da Conceição

DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Flávia Camila Gomes

É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NOS DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS SUBVENCIONADAS?

Lyanny Araujo Francês, Maria Mônica Ferreira Mendes, Amélia Maria Araujo Mesquita

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tagiane Maria da Rocha Luz Cellis

UMA METODOLOGIA ORGANIZADORA DO ESPAÇO PARA BRINCAR EM SALAS DE AULAS E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM BRINCAR E NÃO BRINCAR

Ubirajara da Silva Caetano, Sandra Regina T. de Freitas Silva, Enéas Machado

INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 332B (2º pavimento)
Coordenador(a): Marlene Barbosa de Freitas Reis
Vice coordenador(a): Juliana Guimarães Faria

Jordana Lorena Nogueira de Sousa, Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Priscila Figueiredo Brito de Azevedo, Eugênia Morais de Albuquerque

EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DOCUMENTOS NACIONAIS (1857-2019)

Juliana Guimarães Faria

POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO BRASIL

Lilian Cristina dos Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Carla Salomé Margarida de Souza

A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O APLICATIVO BRAILLEÉCRAN COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS NO CONTEXTO ACADÊMICO

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Carla Salomé Margarida de Souza, Lilian Cristina dos Santos

O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Rafaela Maria Rodrigues, Célia Maria Rosa

CONCEPÇÕES MORAIS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE CYBERBULLYING

Sarah Rizzia Campos Luiz, Ana Paula Rocha Neto

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TIC ENTRE SUJEITOS EXCLUÍDOS DA ERA DIGITAL

Taissa Vieira Lozano Burci, Ana Paula de Souza Santos, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

 

Data: 17/04/2019

Eixo 7 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 239 (2º pavimento)
Coordenador(a): Maria Margarida Machado
Vice coordenador(a): Mariana Lins de Oliveira

Daiane Letícia Boiago, Thais Godoi de Souza

GERAÇÃO NEM NEM: TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA PENSAR A JUVENTUDE BRASILEIRA

Dayana de Oliveira Arruda

PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZAÇÕES INICIAIS

Jociane Marta da Silva Correia, Maria Couto Cunha, Gilvanice Barbosa da Silva Musial

A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFBA - CAMPUS JACOBINA

Maria Margarida Machado, Stephany Nascimento Lago

POLÍTICAS DE CERTIFICAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS – O CASO DOS EXAMES DE MADUREZA

Mariana Lins de Oliveira

JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: (RE) APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO MÉDIO

Pamela Maria do Rosário Mota

O SUBALTERNO PODE FALAR: VOZES DA EJA POR MEIO DA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NA REDE MUNICIPAL DE BELFORD ROXO, RJ

Washington Luiz de Andrade Cardoso Junior

EDUCAÇÃO FORMAL PARA ADOLESCENTES SUBMETIDOS A MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Eixo 7 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 240 (2º pavimento)
Coordenador(a): Luzia Cristina Nogueira de Araújo
Vice coordenador(a): Neiva Furlin

Daria Aparecida de Jesus Carvalho, Márcia Oliveira Marques Nogueira

DIREITO A IGUALDADE NA DIFERENÇA

Igor Leite Sousa

A INFLUÊNCIA DOS (DES)ENTENDIMENTOS SOBRE GÊNERO NA CONSECUÇÃO DA DESIGUALDADE ESCOLAR

Luzia Cristina Nogueira de Araújo, Katia Cristian Puente Muniz

ADOLESCÊNCIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: PELA TRANSVERSALIDADE EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO

Maria Angela Nolli, Iana Gomes de Lima

ALIANÇA CONSERVADORA NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL - SC

Maria Eugenia Brêttas Veiga

DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS E DE CIDADANIA

Neiva Furlin

RELAÇÕES DE GÊNERO E DE PODER: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELO DIREITO À DOCÊNCIA FEMININA EM CAMPOS DE SABERES MASCULINOS

Thiago Luiz Sartori

ATUAÇÃO RESOLUTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE, NOS CURRÍCULOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, PARA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM DIREITOS HUMANOS

Eixo 7 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 224 (2º pavimento)
Coordenador(a): Orlando Nobre Bezerra de Souza
Vice coordenador(a): Gláucia Amaral Braga

Fábio da Silva Santos, Manoel Joaquim Fernandes de Barros

DA CELA À SALA DE AULA: RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DOS APENADOS PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Gláucia Amaral Braga

EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, NA ESCOLA, NOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS DO ALUNO E NA SOCIEDADE

Jemina de Araújo Moraes Andrade, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões

A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

José Lucas de Omena Gusmão, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS DIVERSIDADES CULTURAIS.

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, José Lucas de Omena Gusmão, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS JURÍDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE ALAGOAS.

Orlando Nobre Bezerra de Souza

OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS PRISÕES DO ESTADO DO PARÁ

Sanny Silva da Rosa, Branca Jurema Ponce, Gessica Natalia Campos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA

Eixo 7 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 230 (2º pavimento)
Coordenador(a): Nonato Assis de Miranda
Vice coordenador(a): Telmo Marcon

Adriana de Bortoli Gentil

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À LEI 10.639/2003

Clodoaldo Shreiber, Nilson Ferreira de Almeida, Osmir Marques Souza

POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A LEI 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE PITANGA- PR

Franciele Teixeira da Silva Polez, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

A LEI FEDERAL 10.639/03 E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SERRA/ES

Marta Castro dos Santos, Gessiedna Pereira de Souza Silva, Josely Ferreira Ribeiro

EDUCAÇÃO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ: INQUIETAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE MAUÉS–AMAZONAS.

Nonato Assis de Miranda, Thiago Luiz Sartori

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CURRÍCULO PAULISTA

Osmir Marques Souza, Clodoaldo Shreiber, Nilson Ferreira de Almeida

APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA CIDADE DE GUARAPUAVA

Telmo Marcon

DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ

Data: 18/04/2019

Eixo 7 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 228 (2º pavimento)
Coordenador(a): Arthur Vianna Ferreira
Vice coordenador(a): Carina Alves da silva Darcoleto

Arthur Gehrke Martins Andrade

MOBILIDADE SOCIAL NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino

A FORMAÇÃO PENSADA E PRATICADA PARA/PELO EDUCADOR SOCIAL: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR EM CONSTRUÇÃO

Geovani Roberto Kreling, Carina Alves da Silva Darcoleto

ALIENAÇÃO E EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Gesilaine Mucio Ferreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Jani Alves da Silva Moreira, Lucilene Amarante

AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL: O PAPEL DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO

Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira

COLETIVO DE LEITURAS E INVESTIGAÇÕES EM PEDAGOGIA SOCIAL: UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO (PARA O) SOCIAL

Maria Sara de Lima Dias, Eliane Martins Braga

A MEDIAÇÃO ENTRE PARES COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR

Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado

A DIFERENÇA NOS ESTUDOS DE CURRICULO: ARTIGOS DE PERIÓDICOS COMO FONTES DO DEBATE SOBRE A JUSTIÇA SOCIAL (2005-2015)

Eixo 7 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 230 (2º pavimento)
Coordenador(a): Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Vice coordenador(a): Marlene Barbosa de Freitas Reis

Ana Gabriela da Silva Vieira, Mara Beatriz Nunes Gomes, Tainá Melo Silveira

DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Daniele Almenara Parre

AÇÕES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A CONVIVÊNCIA SADIA E SEGURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS (2009 – 2018): CONTROVÉRSIAS

Gessiedna Pereira de Souza Silva, Marta Castro dos Santos

A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB AS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO BANCARIA X PEDAGOGIA CRÍTICA

Leonor Paniago Rocha, Marlene Barbosa de Freitas Reis

VIDA, TRAJETÓRIA ESCOLAR E OFÍCIO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA

Maria Mônica Ferreira Mendes, Amélia Maria Araujo Mesquita, Lyanny Araujo Francês

EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DA PRÁTICA CURRICULAR

Marlon César Silva

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – DO LEGAL À MATERIALIZAÇÃO

Silvania Maria da Silva Gil, Maria de Fátima Barbosa Abdalla

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS ASPECTOS LEGAIS AOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES