Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 6 – Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação

Data: 16/04/2019

Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 230 (2º pavimento)
Coordenador(a): Jorge Nassim Vieira Najjar
Vice coordenador(a): Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

Cassiana Gardini Franco, Renata Maria Moschen Nascente

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E CURRÍCULO

Edvaldo dos Reis Oliveira Filho

GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MAGISTÉRIO GUARULHENSE PARA O TEMA

Flavia Gonçalves da Silva, Elisangela da Silva Bernado

ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO?

Jorge Nassim Vieira Najjar, Karine Vichiett Morgan, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

OS REFORMADORES EMPRESARIAIS, REDES SOCIAIS E COALIZAÇÃO ADVOCATÓRIA: A DISPUTA PELA IDEIA DE QUALIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Roberta da Trindade Pantoja Hage, Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA BOSQUE: A QUESTÃO DA QUALIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS PARA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA

Patrícia Alves da Silva

A RELAÇÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES / DISCIPLINA LECIONADA: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS

Vivian de Lima Cabral, Emina Márcia Nery dos Santos

A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO UNIVERSAL

Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 239 (2º pavimento)
Coordenador(a): José Carlos Martins Cardoso
Vice coordenador(a): João Carlos de Souza Anhaia Gino

Alisson Lima Damião, Adão Rogério Xavier Silva

O PROBLEMA GESTÃO COMPARTILHADA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO REALIZADO EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE

Ana Laura Poveda Cassiano, Renata Maria Moschen Nascente

INDISCIPLINAS E ESCOLARIZAÇÃO EM ANÁLISE

João Carlos de Souza Anhaia Gino

GESTÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA EFICAZ COM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO

Jorge Antonio Lima de Jesus, José Carlos Martins Cardoso

O PERFIL DO GESTOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA.

Maria Aparecida Rodrigues da Rocha

O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: A RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

Sandra Regina T. de Freitas Silva, Enéas Machado, Ubirajara da Silva Caetano

O TRABALHO COM PROJETOS NA SALA DE AULA À LUZ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Data: 17/04/2019

Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 228 (2º pavimento)
Coordenador(a): Clarice Monteiro Escott
Vice coordenador(a): Kleber William Alves da Silva

Anderson Cristian Barreto, Nádia da Silva Tessaro, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Vania de Fátima Matias de Souza

A QUALIDADE EDUCACIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO ESCOLAR: INTERLOCUÇÕES DOCENTES

Clarice Monteiro Escott

REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NO BRASIL E EM PORTUGAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE

Dyenifer Martins Barbosa, Julia Hélio Lino Clasen

O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA

Fábio Junio da Silva Santos, Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva

CURRÍCULO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Gerson Luiz Buczenko

CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSCO E GESTÃO: DIMENSÕES PARA UMA AMBIENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

Kleber William Alves da Silva, Maria Cristina Rodrigues

CARTOGRAFIAS DO CONHECIMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO

Samuel dos Santos Junio

O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 230 (2º pavimento)
Coordenador(a): Kelly Cristina da Silva Ruas
Vice coordenador(a): Renata Peres Barbosa

Clovis Nicanor Kassick, Araci Hack Catapan

A GESTÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD DA REDE E-TEC BRASIL

Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce, Adriana Paula Cheron Zanin

ENSINO HÍBRIDO E GESTÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS

Karla Wanessa Carvalho de Almeida

AS LÓGICAS ESTRUTURANTES DOS DISCURSOS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

Kelly Cristina da Silva Ruas, Ligia Bruna Goncalves Vargas

O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Michel Franklin de Oliveira

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS: A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE

Renata Peres Barbosa

O MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOB O PRISMA FRANKFURTIANO

Eixo 6 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 223 (2º pavimento)
Coordenador(a): Antonio Carlos Caruso Ronca
Vice coordenador(a): Eliana Maria Magnani

Dilma Antunes Silva, Antonio Carlos Caruso Ronca

NOVOS VELHOS DESAFIOS DA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL

Elaniese do Socorro Lima da Silva, Eliene Brito Passos

ENTRE O PARCIAL E O INTEGRAL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Fernanda da Silva, Eliana Maria Magnani

(RE) IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CASCAVEL

Juliana Macedo Balthazar Jorge, Lucas de Paula Rodrigues, Anderson Cristian Barreto

DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AS PROPOSITIVAS DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: CUIDAR OU EDUCAR?

Roberta Guimarães Teixeira

A BONITEZA E O ABRAÇO, DOS SABERES & SONHOS, DAS PRÁTICAS & PARTILHAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NILÓPOLIS/RJ

Vanessa Santana dos Santos

REFORMA CURRICULAR E POLÍTICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O DISCURSO DA QUALIDADE NA VOZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Data: 18/04/2019

Eixo 6 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 224 (2º pavimento)
Coordenador(a): Ângela Cristina Alves Albino
Vice coordenador(a): Luci Frare Kira

Ângela Cristina Alves Albino

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

Deysi Maia Clair Kosvoski

A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR (INTER)FERINDO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO

Jocélia Barbosa Nogueira, Maria Rita Santos da Silva, Elenize Cristina Oliveira da Silva

TRABALHO DOCENTE E A BNCC: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPATÓRIA

Luci Frare Kira

ANÁLISE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO.

Luzia de Marilac Pereira de Castro, Cymone Martins Cotrim Teixeira

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO

Roberta Freire Bastos

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PROJETOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR (PRC) NO ÂMBITO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)

Vinicius Silva Rodrigues dos Santos

EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS