Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares


Data: 16/04/2019

Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 215 (2º pavimento)
Coordenador(a): Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Vice coordenador(a): Janete Palazzo

Adriana Cilene Alves de Oliveira

AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Marcia Saraiva Prudencio

A FORMAÇÃO EM ESPAÇOS COLEGIADOS/ COLETIVOS PELOS MUNICIPIOS NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Janete Palazzo, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite

AVALIAÇÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO

Maria de Fátima Barbosa Abdalla

DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Marta Lucia Croce, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Cyntia Gomes, Adriana Paula Cheron Zanin

PACTO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA

Paulo Vinicius Santos Sulli Luduvice, Rosilene Lagares

CORRELAÇÕES TEÓRICAS POSSÍVEIS ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Sandra Maria Zardo Morescho, Jane Kelly de Freitas Santos

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO ORIENTADOR DE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO

Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 217 L2 (2º pavimento)
Coordenador(a): Mauricio Cesar Vitória Fagundes
Vice coordenador(a): Vania de Fátima Matias de Souza

Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis, Solange Pereira da Silva

O PENSAMENTO LIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA

Danielle Scheffelmeier Mei, Etiane de Fatima Theodoroski

POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95 NO CUMPRIMENTO DA META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Helena Gutoch Garbosa

PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RACIONALIDADE TÉCNICA, A RACIONALIDADE CRÍTICA E A RACIONALIDADE PRÁTICA

Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Hellen Jéssica Lima dos Santos

FORMAÇÃO DOCENTE: UM MAPEAMENTO NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Lucas Nunes Jorge, Marcos Aparecido Pereira

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE FÍSICA E LÍNGUA INGLESA É POSSÍVEL? RESULTADOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Manuelle Espíndola dos Reis, Cleide Carvalho de Matos, Solange Pereira da Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Mauricio Cesar Vitória Fagundes

REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE

Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 218 (2º pavimento)
Coordenador(a): Carmenisia Jacobina Aires
Vice coordenador(a): Fabio Perboni

Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE PÚBLICA: MARCAS DE UMA GESTÃO

Andreia Nunes Militão

IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP N.2/2015 PARA A FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES ESCOLARES

Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Carmenisia Jacobina Aires, Ana Maria de Albuquerque Moreira

CURSOS DE LICENCIATURAS NO BRASIL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Enéas Machado, Sandra Regina T. de Freitas Silva, Ubirajara da Silva Caetano

SUPERVISORES DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: A PROFISSIONALIDADE IMBRICADA ÀS EXPERIÊNCIAS

Fabio Perboni, Andreia Nunes Militão

PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS – MS

Joyce Mary Adam

AS PROPOSTAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO PANORAMA DA PERFORMATIVIDADE

Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 219 (2º pavimento)
Coordenador(a): Celso Luiz Aparecido Conti
Vice coordenador(a): Alice Miriam Happ Botler

Adriana Cristina Furtado da Silva Idalino, Antonia Costa Andrade, Arthane Menezes Figueirêdo, Nicole Grazielle da Silva Pojo

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ana Lucia Souza de Freitas, Mari Margarete dos Santos Forster, Vanessa Schvartz Riva

CAMOATINS À VISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DE GESTÃO NA PERSPECTIVA DE UM DIRETOR EDUCADOR

Eveline Andrade Ferreria, Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista

DIRIGENTES ESCOLARES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista, Eveline Andrade Ferreria

DIRETORES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL ALMEJADO NOS EDITAIS DE SELEÇÃO

Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa, Alice Miriam Happ Botler

JUSTIÇA E DEMOCRACIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Maria Cristina Rodrigues, Kleber William Alves da Silva

AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GESTOR EDUCACONAL

Patrícia Ribeiro Tempesta Bertochi, Celso Luiz Aparecido Conti

A NOVA GESTÃO PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DOS DIRETORES DE ESCOLA

Data: 17/04/2019

Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 213 (2º pavimento)
Coordenador(a): Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Vice coordenador(a): Ana Sheila Fernandes Costa

Ádria Brum de Azambuja, Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol Bordignon

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS REFLEXIVOS

Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Isabel Melero Bello

AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES: UM ESTUDO A PARTIR DE FACETAS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Anita dos Reis de Almeida, Nadja Maria Amado de Jesus, José Francisco Barretto Neto, Ana Maria Ferreira Menezes

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Eveline de Oliveira Spagna, Graciely Garcia Soares

A GESTAO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DA FORMAÇÅO CONTINUADA NA COORDENAÇÅO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIENCIA EXITOSA

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marco Aurelio Tavares Amaral, Thais Almeida Martins

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A GESTÃO

Marlova Elizabete Balke

GESTÃO ESCOLAR: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Samara Carvalho dos Santos, Ana Sheila Fernandes Costa

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 215 (2º pavimento)
Coordenador(a): Dinair Leal da Hora
Vice coordenador(a): Henrique Rodrigues Torres

Cynthia Paes de Carvalho, Ana Cristina Prado de Oliveira

A FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLARES: PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS

Dinair Leal da Hora, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira

FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA

Esmeraldina Januario de Sousa, Eloisa Maia Vidal

FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: RECORTES DE UMA TRAJETÓRIA (1996 - 2016)

Henrique Rodrigues Torres, Francisco José da Silva

FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO DF: DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI DISTRITAL 4.751 DE 2012

João Ferreira Filho, Yoshie Ussami Ferrari Leite

A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A ESCOLA PÚBLICA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA

Jose Pedro Garcia Oliveira, Roberto Cesar de Araujo Silva

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE.

Patrícia Teixeira Moschen Lievore

A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 217L2 (2º pavimento)
Coordenador(a): Eliete de Pinho Araujo
Vice coordenador(a): Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues

Carla Salomé Margarida de Souza, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Lilian Cristina dos Santos

INTEGRAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG/CÂMPUS INHUMAS

Christiane Andrade Regis Tavares, Delyana Santana de Britto Marinho, Rosa Maria Silva Furtado

MOVIMENTOS SOCIAIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Cléber dos Santos Gonçalves, Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Silvia Eliane Oliveira Basso

CONTEÚDOS COBRADOS NAS PARTES ESPECÍFICAS DE PROVAS DE CONCURSOS PARA PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS SELEÇÕES DOS CINCO MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO ESTADO DO PARANÁ

Eliete de Pinho Araujo

A ELABORAÇÃO DE TESE PARA MESTRANDOS: ENFRENTANDO DESAFIOS

Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues

MAGISTÉRIO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E PRÁTICAS

Maria Cecilia Sanches, Adriana Patricio Delgado

O ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA: DESAFIOS PERMANENTES

Nicole Grazielle da Silva Pojo, Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa

A EXPANSÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA REGIÃO NORTE: A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE EM FOCO (2013-2017)

Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 218 (2º pavimento)
Coordenador(a): Regina Magna Bonifacio de Araujo
Vice coordenador(a): Michele Borges de Souza

Ana Paula Furtado Soares Pontes

PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA

Cristina Maria Bezerra de Oliveira, Scheiler Fagundes Carvalho

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Denilton Silveira de Oliveira, Luciane Terra dos Santos Garcia

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Edileuza da Silva Oliveira, Heloisa Salles Gentil

EJA EM MATO GROSSO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ESCALAS: UMA ANÁLISE DO ARRANJO INSTITUCIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID

Michele Borges de Souza

A CONDIÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARÁ E OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO

Regina Magna Bonifacio de Araujo, Marilene do Carmo Silva

AS CONCEPÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DOS DOCENTES

Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 206 (2º pavimento)
Coordenador(a): Francisca Edilma Braga Soares Aureliano
Vice coordenador(a): Cândida Maria Santos Daltro Alves

Eliana Maria Magnani, Fernanda da Silva

CONSTRUINDO A BRINQUEDOTECA DA UNIOESTE DE CASCAVEL

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo

A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC.

Geane Silva dos Santos de Andrade, Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Cândida Maria Santos Daltro Alves

DESVELANDO A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS NA CRECHE EM UM MUNICÍPIO NO SUL DA BAHIA

Milena Paula Cabral de Oliveira, Denise Maria de Carvalho Lopes

DE PRÁTICAS FORMATIVAS A IDEIAS SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS INICIAIS DE FORMADORES LOCAIS DO PNAIC/RN

Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Geane Silva dos Santos de Andrade, Cândida Maria Santos Daltro Alves

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CRIANÇAS E INFÂNCIAS E A MUDANÇA DE PARADIGMA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Rita de Cacia Bento Flores, Andréia Veridiana Antich

A IDENTIDADE DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sabrina Plá Sandini, Romilda Teodora Ens, César Gerónimo Tello

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC: FORMAÇÃO DE PROFESSORES OU PRUDUÇÃO DE RESULTADOS?

Silmara Cassia B Melo, Maria do Socorro Silva Cavalcante

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO PROFA AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO ACIMA DE TUDO

Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 215 (2º pavimento)
Coordenador(a): Giselle Faur de Castro Catarino
Vice coordenador(a): Marilde Queiroz Guedes

Carla da Mota Souza

POLÍTICA EDUCACIONAL DE SELEÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (PEJA - RJ): UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA DO PERFIL DE REQUISIÇÃO DOS PROFESSORES.

Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Eugênia Morais de Albuquerque, Maria Edgleuma de Andrade, Priscila Figueiredo Brito de Azevedo, Jordana Lorena Nogueira de Sousa

EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS

Giselle Faur de Castro Catarino, Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer, Maria Luiza de Souza Andrade

O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Ivandro de Souza Coêlho

CULTURA E IMAGINÁRIO NA ESCOLA: OS SENTIDOS DO BUMBA MEU BOI NO COTIDIANO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO DE CHAPADINHA-MA

Lúcio Gomes Dantas

AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VISTA DO POBRE E O ENRAIZAMENTO DA ESCOLA

Nilza da Silva Martins, Marilde Queiroz Guedes

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Ramon Mattos Camara

O SINDICATO COMO ELO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR

Data: 18/04/2019

Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 206 (2º pavimento)
Coordenador(a): Elena Maria Billig Mello
Vice coordenador(a): Deuzilene Marques Salazar

Beatriz Martins dos Santos Prado, Marineide de Oliveira Gomes

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES

Deuzilene Marques Salazar

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Elena Maria Billig Mello

FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE DOCENTES: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Suellem Matins Pantoja, Alberto Damasceno, Maria Gorete Rodrigues de Brito, Luane Tomé do Nascimento Sampaio

O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA PEDAGOGIA NA UFPA

Suzana Medeiros Batista Amorim, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci, Therezinha Coelho de Souza

DIALOGICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS-RJ: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Valdilene Zanette Nunes, Marineide de Oliveira Gomes

O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP/CAPES) E A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Vânia Maria Alves, Carmem Waldow

CINQUENTENÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM PALMAS, PARANÁ: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 215 (2º pavimento)
Coordenador(a): Simone Leal Souza Coite
Vice coordenador(a): Jani Alves da Silva Moreira

Deive Bernardes da Silva, Carliene Freitas da Silva Bernardes

POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE DO TERCEIRO SETOR: O NOVO SIGNIFICADO DE DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA BNCC

Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE

Janaina Boniatti Bolson

OS PROGRAMAS EMERGENCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA

Marcio Lima do Nascimento

MATEMÁTICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/ UFPA: OFICINAS DE CRIATIVIDADE

Monika de Azevedo Reschke, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, João Lucio Mazzini da Costa, Viviane Bezerra Dourado

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO PARFOR PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE SOURE NA ILHA DO MARAJÓ-PA.

Raquel Alessandra de Deus Silva, Jani Alves da Silva Moreira

ANÁLISE PRELIMINAR DA PROPOSTA PARA BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Simone Leal Souza Coite, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Janete Palazzo

POLITICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA

Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 217 L2 (2º pavimento)
Coordenador(a): Hercules Guimarães Honorato
Vice coordenador(a): Josenilda Maria Maués da Silva

Felipe Daniel Barros Diniz, Flávia Fernanda Santos Silva, Luciane Terra dos Santos Garcia

NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E O PROGRAMA INOVA ESCOLA

Gercina Dalva

FORMAÇÃO DE GESTORES DA EDUCÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O OLHAR DOS CURSISTAS SOBRE ASPECTOS INDICADORES DA QUALIDADE SOCIAL NO CURSO LATO SENSU

Hercules Guimarães Honorato

CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDÁTICA A DISTÂNCIA: AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES DO ENSINO DA MARINHA

Josenilda Maria Maués da Silva

VIRTUALIDADES DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PARFOR/UFPA

Lucineia Contiero

PRÁTICAS DE (AUTO)FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA MILITAR

Nilson Ferreira de Almeida, Clodoaldo Shreiber, Osmir Marques Souza

INVESTIGAÇÕES EM ARTE CONTEMPORÂNEREA: PROCESSOS DIÁLOGICOS ENTRE ARTE, CULTURA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.

Silvia Eliane Oliveira Basso, Karina Rodrigues de Faria, Cléber dos Santos Gonçalves

POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO E TICS COMO MEIO